Pesquisa sobre visitantes

Ajude a melhorar o conteúdo do blog respondendo a pesquisa, é rápido e fácil.



domingo, 6 de janeiro de 2013

Por que o Brasileiro lê pouco


Colaboração: Hardev - UFCG


            Eu gosto de ler desde criança, não me lembro bem quando começou o meu gosto pela leitura, mas me recordo perfeitamente quando eu comecei a estudar na escola Municipal de Areial Geraldo Luis era a 5º série. 

             A escola Geraldo Luis tinha uma ótima biblioteca, isso mesmo tinha uma ótima biblioteca pois hoje a maioria dos livros se resumem a didáticos e infantis para alfabetizantes. Enquanto as outras crianças brincavam de toca-toca, jogavam bola e outras brincadeiras de infância em extinção, eu ficava na biblioteca lendo, gostava muito das revistas Ciência Hoje das Crianças (se você tem filhos, sobrinhos, irmãos pequenos e estes não gostam de ler aconselho com urgência estas revistas), durante o período de 3 anos que estudei no Geraldo Luis cheguei a ler mais de 90 edições. Sempre quando eu lia a última edição que restava ficava ansioso esperando a próxima edição. 

         No ensino fundamental e no ensino médio eu detestava os livros clássicos da literatura brasileira, eram chatos, leitura complicada - principalmente os de Machado de Assis - confesso que não li nenhum livro da literatura brasileira durante meu ensino fundamental e médio, tentei ler Memórias de Um Sargento de Milícias, mas achei muito chato. Quando eu comecei a estudar no colégio estadual Francisco Apolinário me deparei com algo que não imaginaria que aconteceria: A biblioteca quase sempre estava fechada, e ainda mais com poucos livros. Um dia para minha felicidade encontrei a biblioteca aberta e durante a procura de algum livro para ler encontrei o livro O Mistério da Ilha de Tokland um livro que mudou minha visão de mundo e visão sobre o conhecimento para sempre, apesar de não ter tido a oportunidade de ler o livro por completo (pois estavam faltando várias páginas) foi muito gratificante a leitura.

         A primeira vez que eu tive contato de verdade com um livro da literatura brasileira foi após o termino do ensino médio, apesar de que no ensino médio eu gostava muito de ler poemas: Castro Alves, Vinícios de Moraes e Gonçalves Dias. Dom Casmurro de Machado de Assis.


Exemplar do Ciência Hoje das Crianças

O mistério da ilha de Tokland









5 comentários:

  1. Pois eu no ensino médio adorava ler as grandes obras da literatura! Era um prazer poder ler um livro em duas semanas para fazer uma apresentaçaõ para a classe sobre o que eu achei do livro e da história (claro que sempre em grupo). Mas, acho que meu prazer pela leitura nasce em outra mídia, a nona arte. Adoro ler quadrinhos, nem precisa ser de super-heroi, pode ser Mônica, Tio Patinhas, qualquer um. Só precisa ter uma boa história.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente o Brasil ainda está um pouco longe de mudar este panorama, principalmente quando vemos o poder que a televisão ainda tem sobre as pessoas, e quanto essa ainda influencia estas. Na mimha opinião, nos últimos anos a qualidade da programação da televisão brasileira vem caindo bastante, e um dos exemplos disso são as novelas. Acredito que até antes dos anos 2000, ou até meados da década passada, ainda existiam novelas interessantes, principalmente as de época, mas hoje em dia o conteúdo é muito apelativo; bom, eu também não sou a pessoa mais indicada para analisar novelas =D; mas ainda temos alguns canais que exibem boa programação, como TV Escola, TV Cultura, Paraná Educativa etc.

    O que eu queria mesmo, já que o assunto é leitura, principalmente a falta dela, é deixar um link, que acredito que muita gente já conhece, mas para quem ainda não viu, vale a pena conferir, de um site do governo federal com obras literárias, músicas etc, resumindo, um pouco de cultura.

    O link: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

    Bom proveito pessoal!

    ResponderExcluir
  3. Eu tambem comecei a gostar de ler atraves dos quadrinhos (nem sabia que era a nona arte haha)... depois disso li muitos livros infanto-juvenis na biblioteca do colegio municipal que estudei em Joao Pessoa. Boa epoca =D

    A situacao atual do nosso pais eh lamentavel. Temos problemas em todas as esferas, e esse da falta da leitura eh de fato um dos mais serios. A partir do momento que o povo se abstem de ler, ele se abstem de crescer e sair da inferioridade que naturalmente (infelizmente) eh imposta por aqueles que sao letrados e formados. Esses passam a se aproveitar das camadas desinformadas.

    Eu acredito que o povo eh vitima - mas ate certo ponto. A partir do momento que um problema eh exposto para nos, a gente deixa de ser vitima e passa a ser cumplice ou conformado enquanto nao fizermos nada pra mudar a situacao.

    Nao existe uma pessoa em toda a historia que subiu de vida (de forma licita) sem saber ler.

    ResponderExcluir
  4. Ah, Diego, vc podia criar um artigo na Wikipedia sobre esse livro que mencionastes: O mistério da ilha de Tokland. Parece um livro interessante e notei que nao ha nenhuma informacao la.

    ResponderExcluir
  5. Quadrinhos sempre é uma boa alternativa para começar a leitura (eu acho que comecei a gostar a partir daí também, li muito tio patinhas e a turma da mônica).

    Ótimas palavras Laércio e Guilherme. TV realmente é um problema no Brasil

    Ótima ideia Guilherme, vou escrever um artigo em breve assim que comprar o livro e reler novamente.

    ResponderExcluir